Alíquotas Imposto de Renda 2017: Tabela completa

As novas alíquotas Imposto de Renda 2017 são definidas e publicadas pela Receita Federal do Brasil. Por meio da tabela com as alíquotas Imposto de Renda 2017 é possível saber quanto será descontado do salário do trabalhador como forma de contribuição. Confira aqui no post tudo sobre este assunto e a tabela com as bases de cálculo.



Alíquotas Imposto de Renda 2017

Alíquotas Imposto de Renda 2017

Tabela Alíquotas Imposto de Renda 2017: O que é?

dollar-percentage-symbol-1Todos os contribuintes residentes no país ou no exterior devem ter conhecimento dessa informação. As alíquotas sofrem atualizações todos os anos, logo, é importante acompanhar os novos valores.

A incidência das alíquotas varia de acordo com a renda de cada contribuinte. Quem recebe rendas mais baixas não sofre incidência da tributação. Através da nova tabela será possível consultar quem são os isentos para o ano calendário 2017.

Na tabela que será apresentada adiante é possível perceber que temos a base de cálculo que é o salário auferido pelo trabalhador, a alíquota incidência sobre o mesmo e também a parcela a deduzir do IRPF.

Mas antes de conferir a tabela, você sabe o que são as alíquotas? A alíquota é o valor ou percentual que é usado para fazer o cálculo do tributo a ser pago. 

Para o Imposto de Renda, as alíquotas são o percentual que será descontado e reduzido do IRPF. Vamos conferir a seguir mais detalhes sobre as alíquotas Imposto de Renda 2017.

Tabela Alíquotas Imposto de Renda 2017

dollar-coin-stackAs novas alíquotas Imposto de Renda 2017 ainda não foram publicadas pela Receita Federal. As informações disponibilizamos a seguir servem como parâmetro e fazem referência ao exercício anterior.

Assim que a Receita disponibilizar a nova tabela iremos atualizar as informações. A previsão é que essa atualização ocorra a partir do mês de abril. Assim que tivermos informações, disponibilizaremos para consulta.

Tabela de incidência mensal do IRPF.

Tabela de incidência mensal do IRPF.

Os valores apresentados acima são do exercício anterior. Assim como ocorre em todos os anos, em 2017 também teremos atualização dos valores. Provável que a alíquota sofra alterações entre 4,5% até 6,5%.

Somente após a aprovação do Congresso Nacional é que a nova tabela começa a valer. Quem determina os valores é a Câmara dos Deputados juntamente com o Ministério da Fazenda.

No ano passado, estavam isentos de tributação aqueles trabalhadores que recebiam remunerações entre:

  • Isenção para quem recebe remuneração de até R$ 1903,98;
  • Isenção para aposentados com idade superior a 65 anos.

Em breve, teremos a nova tabela para o ano calendário 2017 e iremos disponibilizá-la para consulta. Enquanto isso, obtenha maiores informações sobre o IRPF e procure se organizar para fazer a declaração dentro dos prazos.

Imposto de Renda 2017

give-money-2É importantíssimo fazer a declaração desse imposto dentro dos prazos para evitar pendências e restrições. Em breve a Receita já dará um posicionamento sobre os novos prazos para as declarações do ano de 2017.

Como consultar o Imposto de Renda?

Para fazer a consulta, você pode acessar o site da Receita Federal através deste link:

No site você terá a opção de fazer o cálculo anual ou mensal do seu Imposto de Renda e também consultar a restituição do que você pagou a mais. Na hora de declarar o imposto de renda 2017 é possível recuperar os valores pagos com saúde e educação, entre outros que serão deduzidos.

Site da Receita Federal do Brasil.

Site da Receita Federal do Brasil

 

No site você também pode tirar todas as suas dúvidas sem nem precisar sair de casa, Tenho certeza que este post foi esclarecedor, mas caso haja alguma informação pessoal que você deseje saber, contate a Receita Federal pelo site para obter maiores informações. 

Alíquotas Imposto de Renda 2017: Tabela completa
19 votes. Average: 3.7 out of 5!

32 thoughts on “Alíquotas Imposto de Renda 2017: Tabela completa

  1. Pingback: Como Fotografo deve Declarar Imposto de Renda? | Fernanda Fotografia

  2. Pingback: 10 Passos para não cair na malha fina do IR 2016 • Choro Jazz

  3. Pingback: Pessoas com doenças graves tem isenção no IRPF: Saiba mais! | Alemão Denuncia

  4. Carlos Alberto Araújo de Oliveira

    Gostaria de saber se a tabela do Imposto de Renda 2017 já foi liberada e saber ainda o valor por dependente.

    Reply
  5. Raphael Alves do Amaral

    Bom dia, pessoal!

    Alguém tem a informaçõ se sairá uma Tabela Progressiva do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) para o ano de 2017?

    Desde já agradeço,
    Raphael Alves do Amaral

    Reply
    1. Emerson Lima

      Há uma grande chance sim de sair para este ano, mas depende da aprovação do congresso. Acredito que entre Fev17 e Abr17 saia; mas tem muitos interesses do próprio governo em não seguir com os 5% uma vez que renuncia arrecadação para um país em “crise”. Crise está em aspas porque eles mesmos quem engolem toda a arrecadação com a corrupção.

      Reply
  6. OLIVIA MONTEZANO DA SILVA COSTA

    A TABELA DO IMPOSTO DE RENDA DE 2017 JÁ FOI LIBERADA? ALGUÉM PODE ME DIZER, POR FAVOR. OBRIGADA.

    Reply
  7. ELISANGELA CRISTINA DE OLIVEIRA

    Boa tarde

    A tabela Progressiva do Imposto de Renda Física para 2017 já está disponivel?

    Att

    Elisângela Oliveira

    Reply
  8. Ronaldo

    fiz 65 anos em outubro/16, minha renda é de aluguéis (4.100,00) e aposentadoria do inss (3.200,00). Estou pagando carne-leão sobre os aluguéis e na aposentadoria recebo o líquido. Como devo declarar o IR/17, qual seria o desconto e partir de quando já que tenho os 65 anos?

    Reply
  9. Mario Sanches

    A famigerada TABELA DO IMPOSTO DE RENDA NA FONTE DA PESSOA FÍSICA encontra-se sem correção devida e justa desde o ano de 1996, portanto estando defasada em 85%. Já se comenta no meio jurídico que trata-se da maior apropriação indébita praticada pelo governo do Brasil. De nada adianta reivindicações por reajuste salariais se na outra ponta o governo exorbita devido a não correção justa da TABELA.

    Reply
  10. Mario Sanches

    Quem tem um salário de até R$ 3.520,88 não deveria pagar imposto de renda na fonte se a TABELA DO IMPOSTO DE RENDA NA FONTE DA PESSOA FÍSICA fosse corrigida justamente .

    Reply
  11. PETRONIO S LEITE

    Bom dia! Na opção Pagamento Cota Única / Débito Automático (cuja transmissão à Receita poderá ser até 31 de março 17), pergunto: -É necessário imprimir o DARF e pagar até 31 de março? Ou o Banco descontará automaticamente durante o mesa de abril?Resumindo: QUANDO VEREI MEU DINHEIRINHO “DESAPARECER”? Obrigado. Bom dia.

    Reply
  12. PETRONIO S LEITE

    Bom dia! Na opção Pagamento Cota Única / Débito Automático (cuja transmissão à Receita poderá ser até 31 de março 17), pergunto: -É necessário imprimir o DARF e pagar até 31 de março? Ou o Banco descontará automaticamente durante o mesa de abril?Resumindo: QUANDO VEREI MEU DINHEIRINHO “DESAPARECER”? Obrigado. Bom dia.

    Reply
  13. JAIRO PACHECO

    O IMPOSTO PAGO NA DECLARAÇÃO ANTERIOR, PODE SER UTILIZADO NOS MOVIMENTO DE PAGAMENTOS DA DECLARAÇÃO ATUAL

    Reply
  14. edson joaquim pedreira

    O programa foi liberado para preenchimento e envio com os parâmetros de 2016?
    Dependente 2016 = 2.275,08
    Dependente 2017 = 2.275,08?
    Cadê o reajuste???????

    Reply
  15. Ildébora Vasconcellos

    Como faço para ver a tabela do governo para desconto no cálculo do Imposto de Renda 2017 (ano base 2016)?

    Tenho 76 anos e não estou conseguindo encontrar na internet. DARIA POR GENTILEZA ME INFORMAR ATRAVÉS DE EMAIL>

    ANTECIPADAMENTE AGRADEÇO A GENTILEZA.

    Reply
  16. paulo

    Uma mulher que separou judicialmente do marido
    Recebe
    Pensao alimenticia porque teve duas filhas
    A mesma tambem trabalha e esta obrigada a declarar o rendimento do ex-marido ira somar na base de calculo da receita dela? E se na declaracao do ex-marido fosse colacada essa pensao em mome das duas filhas nao seria o mais correto? Pois assim sua ex-mulher esta tributanto uma receita que nem é dela na verdade
    O que posso fazer para resolver essa situaçao

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *