Extrato IRPF 2018: Consultar, Emissão da DIRPF

   Comentários desativados em Extrato IRPF 2018: Consultar, Emissão da DIRPF

Hoje, praticamente não é necessário ir até a sede da Receita Federal para resolver problemas com o imposto de renda. Muitos serviços estão disponíveis online, como o extrato IRPF 2018. O documento com o extrato IRPF 2018 pode ser obtido através do site do órgão, de forma simples em casa. Saiba como a seguir. 



Extrato IRPF 2018

Extrato IRPF 2018

Extrato IRPF 2018

Logo após enviar a declaração do Imposto de Renda o contribuinte recebe a sua confirmação virtual. Essa acontece por meio do extrato IRPF 2018, um documento que confirma o envio do formulário de forma correta. 

A finalidade desse extrato Imposto de Renda 2018 é informar ao declarante o status de seu formulário enviado. Nas suas informações contidas há a informação se ele caiu na Malha Fina IR 2018 e as quotas do Imposto de Renda estão com pagamentos corretos e em dia.

Por meio do extrato IRPF 2018 é possível também cancelar ou colocar a cobrança do imposto (se estiver parcelado) em débito em conta. Também permite se informar se há parcelas em atraso caso tenha realizado o parcelamento. Isso vale tanto para pessoa física ou jurídica. 



Como obter um Certificado Digital para consultar Extrato IRPF 2018

A consulta do extrato IRPF 2018 é realizada online e gratuitamente. Mas para isso o primeiro passo é possuir um certificado digitado. Ele pode ser obtido através do site da Receita Federal também gratuitamente. 

  • Para acessar o site da Receita Federal e obter seu certificado clique aqui!

Até 2017 era necessário se dirigir a uma unidade do órgão com documentos em mãos. Agora não mais. É preciso Solicitar Juntada de Documentos – SJD, ou seja, enviar seus documentos em formato PDF através do link informado acima. 



Passo a Passo da consulta ao extrato IRPF 2018

O extrato IRPF precisa de um certificado digital e também de um código de acesso para este serviço que é emitido pelo próprio site. 

Logo após obter o certificado digital você deve voltar ao site e buscar o atendimento virtual na barra superior direita da tela.

Clique em “Extrato IRPF” e depois solicite o seu código de acesso seguindo o passo a passo na tela.

  • Para acessar o CAC do site da Receita Federal e obter seu certificado clique aqui.

 

Entrando na nova página é só preencher os dados. Digite o seu CPF, o código gerado e depois a sua senha. Esta é a mesma usada e cadastrada no ReceitaNet para envido da declaração do imposto de renda.

  • Caso não lembre é só clicar em “esqueci minha senha” e seguir o passo a passo.


Passo a passo emissão do DIRPF 

Uma vez acessada a página de consulta do extrato IRPF 2018 você também pode emitir os dados, ou seja, imprimir um extrato de comprovação. O documento é gerado pela própria Receita Federal sem custos também. Mas preste atenção na tabela Imposto de Renda 2018, para não perder o prazo.

Na tela do extrato IRPF 2018 você tem acesso tanto ao documento deste ano como anos anteriores. É só digitar o ano que deseja a emissão e vai surgir na tela. 

Clique no ano correspondente e em seguida em “imprimir”. Não precisa imprimir na hora. Pode optar por “salvar em PDF” nas configurações de sua impressora e o documento será salvo para impressão posterior.

Extrato IRPF 2018: Consultar, Emissão da DIRPF
2 votes. Average: 5 out of 5!