IRPJ 2017: Imposto de Renda Pessoa Jurídica

O IRPJ 2017 é a declaração do Imposto de Renda Pessoa Jurídica. IRPJ 2017 é obrigatório, assim como acontece com as pessoas físicas, as pessoas jurídicas também devem fazer a declaração dentro dos prazos estabelecidos para evitar qualquer tipo de problema.



Se enquadram na obrigatoriedade da declaração do IRPJ as pessoas jurídicas e as empresas individuais. As disposições tributárias do imposto de renda aplicam-se a todas as firmas e sociedades, registradas ou não.

irpj

IRPJ 2017

IRPJ 2017

Existem prazos determinados para a declaração do Imposto de Renda Pessoa Jurídica 2017 ocorra. Esses prazos são determinados pela Receita Federal do Brasil que é órgão responsável por administrar esse processo e o do IRPF 2017 também.

A base de cálculo do imposto é o lucro real, presumido ou arbitrado, correspondente ao período de apuração.

Entenda como funciona a declaração do IRPJ 2017.

Entenda como funciona a declaração do IRPJ 2017.

Essa base de cálculo é integrada por todos os ganhos e rendimentos de capital, qualquer que seja a denominação que foi dada, independente da natureza, da espécie ou até mesmo da existência de título e contrato escrito.

As empresas devem fazer a prestação de contas perante a Receita Federal dentro dos prazos estabelecidos. Para 2017 ainda não foi divulgado esses prazos, dentre em breve teremos maiores informações e iremos atualizar para que você se mantenha informado.

Como Declarar o Imposto de Renda Pessoa Jurídica

Existem muitas dúvidas a respeito de como declarar o IRPJ 2017, o que é muito comum de acontecer. A Receita Federal também disponibiliza para as pessoas jurídicas um programa que ajuda na declaração desse imposto.

Acesse maiores informações no site da Receita: http://idg.receita.fazenda.gov.br/

Site da Receita Federal

Site da Receita Federal

Muito importante fazer a declaração correta para evitar problemas com a Receita Federal. Todas as declarações passaram por análise e é necessário que os dados estejam compatíveis com a Receita, caso contrário a empresa pode sofrer algumas penalidades.

As empresas têm o auxílio de programas e informações disponibilizadas no site da Receita Federal que ajudam na hora de fazer a declaração correta e completa. Muito importante ler todas as informações para que o procedimento possa ser feito sem erros.

Pessoas Jurídicas Inativas

As pessoas jurídicas inativas não são obrigadas a entregar a declaração de rendimentos da pessoa jurídica, e sim a apresentação da Declaração simplificada.

Essa declaração fica disponível para consulta no site da Receita, conforme mostra a imagem a seguir. Veja como acessar logo adiante.

receita-federal

Atenção quanto ao conceito de pessoa jurídica inativa, somente se enquadra nesse quesito aquela empresa que não efetuou nenhuma atividade operacional, não operacional, patrimonial ou financeira durante todo o ano base.

A declaração simplificada da pessoa jurídica inativa pode ser feita através desse link da Receita Federal: https://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/SSL/ATRJO/DeclInatividade2015.App/default.asp

Procure tirar todas as dúvidas sobre a declaração IRPJ 2017 antes de efetuar a sua, assim é possível entregar a documentação correta.

Avalie este conteúdo

4 thoughts on “IRPJ 2017: Imposto de Renda Pessoa Jurídica

  1. Severino Jose da Silva

    Bom Dia

    Gostaria de saber e se ja esta liberado ate quando eu posso preencher meu formulário do IR inativa de pessoa jurídica ano 2016

    Reply
  2. Margareth Macagi de Seabra

    Bom dia, preciso fazer uma declaração simplificada da pessoa jurídica – inativa 2016 e aqui só aparece 2015. Como consigo isso.

    Reply
  3. Margareth Macagi de Seabra

    Bom dia, não consigo fazer a declaração simplificada da pessoa jurídica inativa 2016, como faço isso. Obrigada

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *