MALHA FINA IR 2017: Consulta Receita Federal

Você sabia que é possível consultar se caiu na Malha Fina IR 2017 pela Internet? Para que você possa ficar em dia com o leão do Imposto de Renda, aprenda no post de hoje como consultar a Malha Fina IR 2017.



1

Malha Fina IR 2017

Antes de aprender como consultar a Malha Fina IR 2017, é importante que você conheça mais detalhadamente o Imposto de Renda e a própria Malha Fina.

Por isso, nos próximos tópicos, você poderá tirar suas dúvidas e ficará mais fácil entender a consulta. Leia com atenção!

MALHA FINA IR 2017: Entenda o Imposto de Renda

Embora o nome “Imposto de Renda” seja muito popular e conhecido pelos brasileiros, existe uma parcela da população que não sabe exatamente o que ele é.

Imposto de Renda é o nome dado aos tributos que todos os contribuintes (pessoas físicas ou jurídicas) pagam anualmente ao governo, desde que esses contribuintes tenham obtido rendimentos cuja soma seja superior ao valor determinado pelo governo para o ano-base.

Em outras palavras, esse imposto pode ser classificado como uma parte da renda dessas pessoas que é entregue ao governo.

Ao contrário do que você possa pensar, esse tributo não existe somente no Brasil. Outros países também adotaram a cobrança do Imposto de Renda, nos quais algumas características são comuns às que podemos observar em nosso país:

  1. A generalidade garante que todos os contribuintes sejam atingidos
  2. A universalidade garante que todos os rendimentos desses contribuintes sejam atingidos
  3. A progressividade garante que o valor da contribuição aumente conforme os rendimentos aumentam

Resumidamente, você aprendeu que Imposto de Renda nada mais é do que uma contribuição que você faz ao governo sempre que seus rendimentos anuais ultrapassarem o valor determinado.

2

MALHA FINA IR 2017: Entenda a Malha Fina

Malha Fina é o nome dado ao processo que investiga inconsistências e erros nas declarações de Imposto de Renda. Durante o processo, os funcionários do governo verificam todas as declarações e comparam com as informações fornecidas por instituições financeiras.

Caso seja encontrada alguma inconsistência, essa declaração fica retida e o contribuinte é informado para que tenha a chance de retificá-la, ou seja, corrigi-la.

Veja, a seguir, as principais razões que podem levar o contribuinte a cair na Malha Fina IR 2017:

  • Erros no preenchimento de dados importantes
  • Omissão de quaisquer informações financeiras
  • Contradição nas informações apresentadas pelo contribuinte comparando com as informações apresentadas por instituições financeiras

Na hora de preencher sua declaração, preste muita atenção e não deixe de fornecer nenhum tipo de informação financeira. Assim, as chances de você cair na Malha Fina IR 2017 serão praticamente nulas.

3

MALHA FINA IR 2017: Como Fazer a Consulta?

Para saber se você caiu na Malha Fina IR 2017, você terá que esperar até o meio/final de 2017, que é quando o governo divulgará a lista de contribuintes retidos na Malha Fina para consulta.

Por enquanto, você só consegue consultar a lista da Malha Fina de 2016. A consulta pode ser feita no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) através desse link.

Digite as informações pedidas na tela para que você possa ter acesso ao extrato e conferir sua situação perante a Receita Federal.

Para saber tudo sobre a Malha Fina IR 2017, acompanhe sempre nosso blog. Assim que a Receita liberar a consulta, nós atualizaremos esse post.

MALHA FINA IR 2017: Consulta Receita Federal
9 votes. Average: 3.1 out of 5!

5 thoughts on “MALHA FINA IR 2017: Consulta Receita Federal

  1. EVANDRO DA SILVA NERES

    Gostaria de saber como esta a minha declaração do imposto de renda, pois não tenho como consultar pois não tenho o numero da declaração anterior, gostaria de ter informação.
    grato
    Evandro da silva neres
    cpf

    Reply
  2. Igor ricardo

    Ola bom dia ?
    Eu cai na malha fina em 2016, mais o meu imposto de renda ainda nao caiu já liguei para 146 e falou q eu já estou na fila para recebe .
    Sabe me dizer qual e a data para cai o imposto de renda de quem ficou na malha fina em 2016?
    Desde já agradeço

    Reply
  3. marcos paiva

    o IR devia see concertar nas grades fortunas e não no Salário do povo, que alem de pagar o IR.é muitas vezes descontado em folha sem chances para o o contribuinte,os delegados da receita deviam receber menos que recebem, afinal é um roubo.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *