Malha Fina IR 2018: Como Funciona, Consulta e Como corrigir

   Comentários desativados em Malha Fina IR 2018: Como Funciona, Consulta e Como corrigir

Declarar o imposto de renda anualmente é uma obrigação de todos, sejam pessoas físicas ou jurídicas. Andar nos moldes da lei também, evitando em especial a Malha Fina IR 2018. Entenda como funciona a Malha Fina IR 2018 para a sua próxima declaração, como evitar erros e contratempos no formulário anual. 



Malha Fina IR 2018

Malha Fina IR 2018

Malha Fina IR 2018: Entenda

A mídia alerta massivamente mas muito contribuintes ainda caem na ‘malha fina’. O termo é usado para designar o processo de verificação e cruzamento de dados informados à Receita Federal. O órgão é o responsável por receber as declarações de imposto de renda tanto de pessoa física como jurídica, verificar os dados e recolher o imposto de renda (ou restituir a quem deve receber).

Malha Fina IR 2018 deve ser temida porque atrasa o processo anual de recolhimento de impostos por ganhos, de pagamentos de quem possui direito à restituição e outros processos administrativos. Mas sobretudo ela deve ser evita porque omitir ganhos e burlar impostos é um crime federal. 

A existência deste “peneirão” mais conhecido como a “malha fina” é para verificar os dados informados à Receita na sua declaração. Seria perfeito se todos informassem a verdade, mas nem sempre é assim. Aproveitando-se se uma checagem manual muitos informavam parcialmente os ganhos ou muitos gastos de olho na restituição. Fez-se necessário verificar dado por dado.


Como funciona a Malha Fina IR 2018

Todos que enviam a sua declaração para a Receita Federal passarão pela Malha Fina IR 2018. Os dados informados no formulário de envio online são checados por meio de sistema informatizado, conhecido como ‘cruzamento de dados’. 

Funciona de forma simples. Você envia seu formulário e as empresas também. Você declara que pagou a uma determinada escola um valor X e se seu recebimento não estiver nos ganhos da escola (em valores, não necessariamente seu nome) a escola vai entrar na ‘malha fina’ porque não foi honesta. 

Parece complicado checar dado por dado mas é um sistema virtual de alta capacidade trabalhando 24 horas por dia durante vários meses. Com a implantação deste processo acredita-se que milhares de reais tenham sido recuperados.

Os principais motivos de muitos brasileiros caírem na malha fina são:

  • Valores de rendimentos tributáveis diferentes da ficha de rendimentos;
  • Não colocar rendimentos recebidos de fontes extras – aluguel de imóvel ou bens móveis;
  • Informar gastos médicos diferentes dos reais;
  • Colocar gastos com filhos duas vezes – o pai e a mãe colocam o mesmo valor;
  • Dentre outros.

 


O que fazer ao cair na malha fina?

Nem sempre o erro é proposital, então fica a dica de pedir ajuda a um contador para fazer a sua declaração de Imposto de Renda 2018. Mas caso você caia na Malha Fina IR 2018 é permitido fazer a correção do formulário. Para isso é necessário:

  • Entre novamente no sistema da Receita Federal como se fosse fazer uma declaração através do programa Receita.net instalado em seu computador;
  • Escolha a opção “Declaração Retificadora”;
  • Informe o número do recibo da declaração original;
  • Mude os dados que necessita e envie novamente.

Depois é só aguardar uma nova avaliação da Receita Federal e se estiver tudo correto, ela continua com o processo normalmente de gerar o imposto a ser pago ou devolver no lote devido da restituição.

Para entrar em contato com a Receita Federal para mais informações é só acessar o site oficial clicando aqui.  O telefone para contato é o 146 para atendimento eletrônico de brasileiros e o (11) 3003 0146 para quem estiver no exterior.

Malha Fina IR 2018: Como Funciona, Consulta e Como corrigir
1 votes. Average: 5 out of 5!