Parcelamento IRPF 2017

O Parcelamento IRPF 2017 é uma opção para que o contribuinte regularize as pendências junto à Receita Federal. Obtenha aqui maiores informações sobre o Parcelamento IRPF 2017 e saiba como funciona.



Antes de optar pelo parcelamento é importante que o contribuinte analise para ter certeza se essa opção é mesmo a mais vantajosa para ele. O parcelamento será disponibilizado para todos os contribuintes, mas é necessário saber se vale a pena ou não usar o mesmo.

Parcelamento IRPF 2017

Parcelamento IRPF 2017

Todo contribuinte terá o direito de optar pelo parcelamento do Imposto de Renda 2017 para pessoa física. Existem duas formas de quitar esse imposto, escrevemos abaixo quais são elas:

Não Arrisque, Conte com Especialistas em Declaração de IR

"Erros na Declaração do Imposto de Renda Podem Causar Multas de Até 75%"

Quer Ajuda na Sua Declaração? Clique Aqui e Saiba Mais.
  • Pagamento a vista, em parcela única, onde o contribuinte líquida todo o imposto;
  • Pagamento parcelado recebe a incidência da taxa de juros básica, conhecida como taxa Selic.

Ressaltamos a importância de analisar as opções acima antes de fazer a escolha, principalmente quando o contribuinte deseja fazer o parcelamento do pagamento, isso porque essa opção nem sempre é a mais vantajosa.

Como Funciona o Parcelamento IRPF 2017

Necessário entender como funciona o parcelamento do IRPF 2017 para ter conhecimento sobre essa opção que está disponível a todos os contribuintes. Aqui trataremos mais desse assunto.

Mencionamos a seguir alguns pontos importantes que os contribuintes devem ter conhecimento sobre a opção de pagamento parcelado desse imposto, entenda mais sobre esse recurso:

  • O pagamento parcelado está disponível para qualquer contribuinte;
  • O parcelamento é concedido pela Receita Federal do Brasil e recebe incidência da taxa básica de juros da economia;
  • A taxa mencionada anteriormente, é a Selic;
  • As parcelas são reajustadas a cada mês, de acordo com a evolução da taxa.

Essas são as principais características a respeito do pagamento parcelado do IRPF 2017. Cada contribuinte deverá analisar para ver se essa opção de pagamento é mesmo a mais vantajosa.

Escolha a melhor forma para efetuar o pagamento do IRPF 2017.

Escolha a melhor forma para efetuar o pagamento do IRPF 2017.

Diferença entre o Pagamento à Vista e Parcelado

Para que o contribuinte tenha conhecimento sobre qual é a melhor opção para que ele faça o pagamento do IRPF 2017, também se faz necessário reconhecer as características do pagamento à vista para que possamos diferencia-lo do pagamento parcelado.

Veja algumas diferenças entre os pagamentos:

  • No pagamento à vista, o contribuinte fará a quitação do imposto em uma única parcela, o que já não ocorre quando o pagamento é parcelado;
  • No pagamento à vista não incide a taxa Selic, no pagamento parcelado sim;
  • O pagamento parcelado será feito somente pelas instituições financeiras credenciadas pela Receita Federal do Brasil;
  • O contribuinte deverá selecionar débito automático obrigatório para o pagamento parcelado.

Faça a comparação e escolha o melhor método para pagar o seu imposto. O IRPF 2017, assim todos nos anos anteriores, tem prazos estabelecidos para ser pago. É importante consultar essas informações.

Parcelamento IRPF 2017
3 votes. Average: 2.33 out of 5!

6 thoughts on “Parcelamento IRPF 2017

  1. Patricia

    Olá, haveria a possibilidade de pagar uma entrada maior, tipo 50% ou 60% do valor total cobrado e parcelar o restante do IR? Por exemplo: Tenho que pagar 10 mil, faço o boleto inicial de 6 mil, pago à vista e parcelo os 4 mil restantes. Ou só se pode parcelar mesmo o valor total (10 mil)?

    Reply
    1. Roberson Silva

      Não é possível dar uma entrada maior. O programa já faz a divisão exata pelo número de parcelas. Tome cuidado pois se vc fizer do jeito que está pensando corre o risco de o sistema entender que está em atraso e gerar multa para as parcelas seguintes.

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *