Parcelamento IRPF 2018: Prazos, Juros e Declaração

   Comentários desativados em Parcelamento IRPF 2018: Prazos, Juros e Declaração

Os brasileiros com a obrigação de pagar imposto para Receita Federal possuem a opção de parcelamento IRPF 2018. O mais importante é quitar a dívida com órgão público e isso pode ser feito através parcelamento IRPF 2018 ou com pagamento à vista. Saiba mais a seguir!



Parcelamento IRPF 2018

Parcelamento IRPF 2018

Parcelamento IRPF 2018

Tanto pessoa física como jurídica deve declarar todos os anos os seus ganhos e gastos. O período a ser somado de renda para declarar é de 1 de janeiro a 31 de dezembro do ano anterior.

✓ Confira quem tem isenção Imposto de Renda 2018!

Enviada a declaração de imposto de Renda pessoa física para o site da Receita Federal através do programa Receitanet. Logo após o envio é informado o valor do Imposto a ser pago para quitar o débito com o órgão governamental.

Existem duas formas de pagar o imposto devido. Uma é a vista que todo todo o débito. Não há desconto para pagamento à vista. A outra é através do parcelamento IRPF 2018.

Quem paga o imposto em duplicidade através de produtos e serviços adquiridos no ano anterior deverá receber a restituição através de lotes do Imposto de Renda. O valor é pago em saldo de conta bancária(seja ela poupança ou conta corrente) de acordo com a ordem de prioridade da Receita Federal em seus lotes.


Como solicitar parcelamento IRPF 2018

O Pedido de Parcelamento de Débitos é realizado pessoalmente eletronicamente. O passo a passo é:

  • Solicitar o parcelamento online através do programa da declaração do Imposto de Renda, via Receitanet;
  • Pagar o DARF solicitado no programa ReceitaNet;
  • Preencher o pedido de parcelamento de débitos disponível no site do órgão;
  • Preencher a DIPAR – Discriminação do Débitos a Parcelar disponível no site do órgão;
  • Levar os documentos acima preenchidos com um documento oficial com foto a uma unidade da Receita Federal pessoalmente. No caso de terceiros deve-se ter procuração em mãos.

Para acessar os formulários para preenchimento no site da Receita Federal clique aqui.


Juros do parcelamento IRPF 2018

Antes de optar pelo parcelamento IRPF 2018 é preciso analisar se de fato vale a pena o contribuinte essa opção. O principal motivo é a tabela de juros modificável mensalmente.

✓ Saiba como garantir a sua restituição IRPF 2018!

O juros do parcelamento IRPF 2018 são de acordo com a taxa SELIC. Esta é variável mensalmente. Logo, firmando um parcelamento as parcelas não são fixas. Elas podem aumentar mês a mês de acordo com a taxa de juros a ser informada no site oficial da Receita Federal.

A incidência da taxa SELIC como variável de juros só acontecem quando o pagamento é em parcelas. No caso do pagamento à vista do imposto não haverá taxa incidente.


Prazos do Parcelamento IRPF 2018

O imposto a ser pago para Receita Federal pode ser parcelado em até 60 meses. O limite mínimo de cada parcela é de R$ 100(cem reais) para parcelamento IRPF 2018.  No caso da pessoa jurídica também é possível parcelamento mas com parcela mínima de R$ 500 (quinhentos reais).

Após o pagamento da primeira parcela por meio do DARF as demais vencem no último dia útil do mês. Uma vez iniciado o processo parcelamento IRPF 2018 diretamente na sede da Receita Federal os próximos pagamentos podem ser em débito por conta corrente.

Parcelamento IRPF 2018: Prazos, Juros e Declaração
2 votes. Average: 5 out of 5!