Restituição IRPF 2018: Lotes, Valor e Datas

   Comentários desativados em Restituição IRPF 2018: Lotes, Valor e Datas

Pagar impostos a mais à Receita Federal não é um problema. Para isso existe a restituição IRPF 2018, um processo simples de devolver ao contribuinte o valor pago em excesso de imposto. A restituição IRPF 2018 é paga em lotes e com cadas diferenciadas.



Restituição IRPF 2018

Restituição IRPF 2018

Restituição IRPF 2018

A restituição do Imposto de Renda(IR) é a devolução ao cidadão do valor pago em excesso no ano anterior. O processo é automático e acontece via depósito em conta do contribuinte, seja conta corrente ou poupança.

✓ Confira quem tem isenção Imposto de Renda 2018!

Todos os anos brasileiros pessoa física e jurídica necessitam declarar seus ganhos e gastos por meio da declaração do IR. O formulário é enviado dentro do prazo, a verificação padrão informatizada é realizada para comprar as informações (quando acontece a malha fina) e o valor pago a mais é devolvido. 

restituição IRPF 2018 acontece de forma automática. Se o contribuinte não caiu na malha fina IR 2018 então ele deve receber o mais breve possível e de acordo com seu lote.

Não enviar a declaração do Imposto de Renda é considerado um crime fiscal. Todos os brasileiros (os menores de idade enviam porque são dependentes) devem enviar mesmo não tendo renda. Neste caso deve-se declarar como isento.



Valor da Restituição IRPF 2018

Quando se envia a declaração do imposto de renda através do programa ReceitaNet é gerado um comprovante de envio. No mesmo documento também se mostra antes da verificação do órgão governamental o valor que será recebido do restituição IRPF 2018. 

 ✓ Saiba como baixar e instalar o Programa Imposto de Renda 2018!

O valor da restituição IRPF 2018 do documento gerado em princípio e o que chega de fato na conta não é modificado. Mas para não ter problemas é preciso segurar a regra de enviar na data correta. Caso o contribuinte caia na malha fina o valor pode ser alterado.

Caso não tenha o comprovante e queira consultar a sua restituição IRPF 2018 é só acessar o site da receita federal. Para acessar agora é só clicar aqui.


Lotes da Restituição IRPF 2018

Atualmente a Receita Federal paga a restituição IRPF 2018 por meio de lotes. São 13 lotes, sendo então 13 datas diferentes para receber o valor a ser restituído pelo Governo Federal. 

Os 13 lotes são pagos de acordo com alguns critérios. O principal deles é o de idosos. Pessoas acima de 60 anos recebem a restituição IRPF primeiro. Depois dele ganharam o direito de ter prioridade os professores da rede pública de ensino. 

Pagos os dois primeiros grupos privilegiados ficam agora para receber o restante por ordem de envio da declaração. Quem enviou primeiro o formulário do IR e não necessitou realizar correções recebe primeiro. Os últimos são quem teve pendências ou foi parar na malha fina e fez as devidas correções.


Data da Restituição IRPF 2018

As datas são informadas quando o prazo de envio do formulário do IR finaliza. Aguardando que as empresas enviem as suas declarações no primeiro trimestre e as pessoas físicas no segundo, em meados de julho o calendário da Restituição IRPF é informado.

Antes do final do primeiro semestre apenas se informando diretamente no site. O calendário fica disposto com informações diretamente na página da Receita Federal. 

  • Para acessar a data da Restituição IRPF clique aqui.
Restituição IRPF 2018: Lotes, Valor e Datas
2 votes. Average: 5 out of 5!