Extrato INSS Imposto de Renda 2018: Consultar, Imprimir, Dataprev (Passo a Passo)

   Comentários desativados em Extrato INSS Imposto de Renda 2018: Consultar, Imprimir, Dataprev (Passo a Passo)


Dentre as informações a serem enviadas à Receita Federal todos os anos está o extrato INSS Imposto de Renda 2018. A boa notícia é que em qualquer época do ano é possível tirar o seu extrato INSS Imposto de Renda 2018 online sem pagar nada. Saiba como a seguir!



Extrato INSS Imposto de Renda 2018

Extrato INSS Imposto de Renda 2018

Extrato INSS Imposto de Renda 2018

Sendo aposentado ou pensionista há uma renda a ser recebida. Neste caso ela deve ser informada no Imposto de Renda 2018 e de forma a ser comprovada. Como? A comprovação acontece por meio do extrato IRPF 2018

O documento é emitido pelo Instituto Nacional de Seguridade Social com a finalidade de comprovar a sua parte no pagamento dos benefícios. 

Enquanto trabalhador público ou privado todos contribuíram com o INSS. Mas há quem receba benefício também sem contribuir e este pagamento mensal se torna a sua renda principal. É o caso de aposentadoria por idade ou invalidez, por exemplo. 

As informações contidas no Extrato INSS Imposto de Renda 2018 são basicamente os valores mensais pagos pelo INSS entre o período de 01 de janeiro e 31 de dezembro do ano anterior. Todos os anos deve ser emitido um novo extrato para informar na nova declaração do imposto de renda.


Como consultar o extrato INSS Imposto de Renda 2018?

A consulta do extrato INSS Imposto de Renda 2018 pode ser realizada gratuitamente online. O site do Instituto Nacional de Seguridade Social disponibiliza o serviço virtual 24 horas por dia.

O serviço fica disponível através do site do instituto através do setor Meu Inss. O passo a passo é:

  • Entrar no site do INSS clicando aqui;
  • Escolher qual o tipo de extrato que deseja, de qual tipo e contribuição;
  • Fazer o seu login através do sistema do INSS usando senha cadastrada antes;
  • Escolha o ano que deseja visualizar o Extrato INSS Imposto de Renda – o ano.
  • Clicar em “visualizar extrato na tela”. 

A consulta pode ser feita quantas vezes for necessária e todos os dias do ano. Contudo, atualizado, apenas do ano anterior.


Como imprimir o extrato INSS Imposto de Renda 2018?

Uma vez visualizado o extrato INSS Imposto de Renda 2018 na tela é o momento de salvar ou imprimir o documento.

Para imprimir basta clicar nesta opção no canto superior da tela. O documento será direcionado para a impressora pré instalada no seu computador de forma simples e já pronto para impressão ajustando na página. 

✓ Confira quem tem isenção Imposto de Renda 2018!

Para salvar em formato PDF é da mesma forma. No entanto ao invés de clicar em “Imprimir” escolha a opção “salvar documento” e a opção PDF surge na tela. 

Uma vez salvo o documento não pode ser alterado, apenas visualizado e enviado por e-mail ou outra plataforma virtual. 


Como consultar Dataprev passo a passo?

Dataprev é uma empresa prestadora de serviços online para o INSS que também agenda consultas e outros serviços.

Anteriormente era ela a única a fornecer o extrato INSS Imposto de Renda 2018. Hoje por meio do Meu INSS criado pelo instituto de seguridade não é necessário consultar apenas através da Dataprev. Não é mais necessário fazer uso do site da Dataprev e ela tirou o serviço do ar.